Calha ‘secou’
25/12/2024 às 07:41

Leandro Mazzini
Com Equipe DF, SP e RJ

O Programa Calha Norte corre o risco de “secar”. Ficou sem muitas emendas de deputados e de bancadas, nesta transição já confirmada do Ministério da Defesa para o Ministério da Integração Nacional. Até mês passado sob tutela de militares por mais de 40 anos, o Calha vê uma série de demissões. Um alto oficial, interino no comando, foi demitido semana passada e agora um civil comanda o programa que já chegou a ter R$ 900 milhões em orçamento anual. O Calha foi criado no Governo Sarney para atender demandas de infraestrutura e programas sociais e de saúde em comunidades ribeirinhas nos Estados da Amazônia. Não há confirmação do valor do orçamento para 2025.

Recuo de consumo

O consumo de energia no Brasil registrou queda de 1,5% no mês de novembro, em comparação ao ano anterior. Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, essa é a 1ª queda após longos 12 meses de altas consecutivas. O recuo se deve às temperaturas amenas em áreas do País. Apesar da baixa no consumo, alguns Estados apresentaram alta: Maranhão (12%), Rio Grande do Sul (8,1%) e Santa Catarina (6,4%).

Mistério da TV

Como em sua gestão Jair Bolsonaro não conseguiu controlar a TV Escola (vinculada à antiga Fundação Roquette Pinto), a produtora ganhou apoio do seu Governo. Antes do início das eleições de 2022, a TV Escola foi retirada da programação da TV Brasil, onde ocupava em média o 10º lugar no Ibope, e substituída pelo “Canal Educação”, que continua no ar sob o Governo Lula da Silva, ocupando em média o 80º lugar.

Condomínio Faz o M

O que se diz nas rodas da histórica Pirenópolis, em Goiás, é que Pablo Marçal, o candidato derrotado à Prefeitura de São Paulo, comprou um loteamento de 30 terrenos na cidade secular, para erguer um condomínio dos milionários. A assessoria de Marçal não respondeu a reportagem.

E o sítio?

Eduardo Paes (PSD), o prefeito do Rio, apareceu feliz numa foto abraçado ao eleito de Maricá, Washington Quaquá (PT). Os provocadores perguntam se Paes vai comprar um sítio em Maricá, já que a cidade está rica, com R$ 7 bilhões de orçamento. É que anos atrás Paes a ironizou quando ligou para Lula da Silva durante a polêmica do suposto sítio do Barba em Atibaia.

178 anos!

A mais tradicional do Brasil, fundada no fim do ano de 1.846 na Praça XV no Rio de Janeiro – estrategicamente em frente ao Paço Imperial, sede do Reinado e do Império – a Tabacaria Africana completa 178 anos.

ESPLANADEIRA

#Nova Farmacopeia Brasileira inclui teste sem animais para medicamentos.#Abertura de empresas no País cresce 21% em 1 ano, aponta Serasa Experian.#Azul lança rotas de Porto Velho-RO a 5 novas cidades.#Instituto Cidadania Italiana contesta aumento da taxa para protocolo na Itália.#Sesc apoia culturalmemte o Réveillon do Rio.#King Eventos oferece exposições em shoppings no Brasil.

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio